Thursday, August 28, 2008

Canções Infantis...


Tenho uma prima pequena que com apenas 6 anos conhece inúmeras canções infantis. E por vezes, ouvi-la faz-me recordar as canções que também a mim me ensinaram. Então, pus-me a reflectir sobre as canções que aprendi e, reparei que poucas delas têm nexo e algumas, inclusivé, apelam à violência inata que existe dentro de cada criança (tipo "Atirei o pau ao gato", pergunto-me o que o gato terá feito para merecer tal castigo).


Mas do baú das canções infantis, aquela que me suscitou maior interesse (claro que, de forma negativa) foi a canção do Mar e as relações íntimas que estabelece com a areia.
Senão vejamos:

O mar enrola na areia, (cá está referência às relações íntimas que o mar desenvolve coma areia, aposto que qualquer criança passava bem sem saber isto mas enfim....)
Ninguém sabe o que ele diz, (pois bem, eu passei as minhas férias inteiras na praia e juro-vos que nem uma "boa tarde" me disse)
Enrola na areia e desmaia, (no comments...)
Porque se sente feliz. (quer dizer, ver o mar a desmaiar já é um espectáculo e pêras, agora desmaiar porque até está feliz já é demais. Nunca ouvi ninguém dizer que se sente feliz depois de desmaiar...enfim)
Até o mar é casado, ai!
Até o mar tem filhinhos... (quem os carregará por nove meses!? O mar ou a areia?)
É casado com a areia, ai! (já suspeitávamos...)
E os filhos são os peixinhos (mar com areia dá peixinhos!? não andará praí metido o marinheiro!?)

Fica a reflexão...


PS- E a do Lobo Mau que agarra crianças para fazer mingau!?

2 comments:

X-Filer said...

Quem diria que se escondia um porno-esconderijo nessas músicas? Olha que até davam um argumento mais convincente que certos filmes para adultos que por aí andam. É o que oiço dizer, né, não sei... hesito...!

Sofia said...

lol pois pois. Mas fica a sugestão, pode ser que um desses produtores passe por aqui e se inspire neste post, nunca se sabe...
Mas que são curiosas estas letras, lá isso são.