Wednesday, January 17, 2007

Estar desempregada é mau e....empregos de borla

Pois é...

esta procura inseçante de trabalho está-me a por doidinha: cartas de motivação para aqui (todas diferentes pois cada trabalho que encontro é diferente do anterior, pelo que não se podem repetir cartas), um determinado curriculum para este emprego, para aquele já tem que ser diferente...enfim, enviar cv's não é assim tão simples quanto parece.

Aqui há uns dias atrás o director do lab onde estagiei dirigiu-se a mim e disse-me que gostava muito que eu permanecesse no lab e falou-me deste e daquele trabalho, que era interessante fazer, que seria um acrescento a um projecto muito bom de um dos seus colaboradores no Porto. Inclusive disse-me que mandava vir os reagente necessários e tudo...No entanto, quando lhe perguntei "pois, então quer dizer que ficaria aqui com uma bolsa certo??", ao qual ele me respondeu que não, mas que era interessante eu fazer aquele trabalho. Este é um típico emprego de borla, em que a única coisa que têm a oferecer é mesmo a parte do trabalho, quanto ao carcanhol nem vê-lo. É lógico que me pus logo de lado deste trabalho, trabalhar de graça não faz mesmo o meu feitio....

No outro dia, recebi um telefonema de outro professor lá do lab a perguntar se eu já tinha arranjado emprego. Ao qual respondi que ainda não, então ele ofereceu-me um trabalho de curto prazo (3 meses) mas que me pagariam o ordenado de uma BI normal.
Ontem fui lá por os pontos nos is e a reunião foi apenas sobre trabalho, trabalho....e mais trabalho. Ninguém se descosia da parte do pilim. Então eu respirei fundo e disse assim em tom elevado
"Então como é com a bolsa??". Pergunta à qual ele ficou meio atrapalhado, começou a gaguejar e respondeu-me "Isso depois logo se vê" - como se fosse secundário.
Aí passei-me.... e fi-lo ver que para mim essa era a parte principal e que sem dinheirinho não há trabalhinho (isto tudo, mantendo a calma). Depois, como ele de apercebeu que eu não ia baixar as armas, disse "Isso só para fins de Fevereiro início de Março" - e eu cá para mim, então estamos a falar de trabalho já em Janeiro para quê?? A ideia dele era que eu trabalhasse à pala, e depois se eventualmente houvesse dinheiro pagava-me. Mas a ideia da bolsa já estava completamente esquecida.
Aí eu disse-lhe que n era de cá, e que estava a pagar quarto, contas, comida e que não pretendia continuar a depender monetariamente dos meus pais, disse-lhe que queria a minha independência...etc....etc....e por fim disse que se não arranjar dinheiro por ali que ia trabalhar para outro sítio qualquer, onde me pagasse. "Porque o que eu preciso é de dinheiro". Ele num tom bastante arrogante, perguntou-me se eu andei estes anos todos a estudar para ir trabalhar para uma perfumaria. Eu não quis ser inconveniente, e apenas disse que não, mas que neste momento o meu objectivo é ganhar dinheiro (de preferência a exercer, mas que se não der para já iria fazer outra coisa qualquer).

Ao fim de alguma conversa para deitar fora, ele lá disse que ia tratar disso da bolsa, mas que não seria mais do que 2-3 meses, para eu tirar o cavalinho da chuva que dali não levava mais do que isso.

Este era sem dúvida outro exemplo de emprego de borla, em que quase me apanharam. Mas esta história ainda não acabou....

O que eu ainda não percebi é o que vai na cabeça destas pessoas. Será que eles não precisam de dinheiro para viver?? Para comer?? Para se vestirem?? Se calhar alimentam-se de fotossíntese... não sei. Eu acho que é preciso ter uma grande lata para me oferecerem um trabalho sem terem a intenção de me pagar. Este trabalho por acaso até é bastante demorado, não é bem investigação é mais rotina e se eu não aceitar vão ter mesmo que arranjar outra pessoa, porque eles não têm ninguém que o faça. Ou seja, eu preciso do dinheiro deles, mas eles tb precisam do meu trabalho....enfim há gente para tudo.

Só não percebo porque só me calham destes empregos e nada de mais sério....

Desejo melhor sorte para todos os que se encontram na minha situação, do que aquela que eu tenho tido até agora..... fiquem bem.

6 comments:

Dark_Angel said...

Bem Sofia, estou...nem sei...
Realmente é revoltante, sobretudo arrogância do senhor, deve ser daqueles que fazem pouco e ganham muito.
Em todo o lado há pessoas desonestas, e esse senhor deve ser um deles, ker dizer trabalho tdo bem, agora dinheiro nem pensar! Se bem que há pessoas nessa situação, que vao trabalhando assim a espera de bolsa. Primeiro criam-se as ilusões nas pessoas, um trabalho naquilo que se gosta, e depois ainda se leva uma resposta arrogante...sinceramente.
Ao menos na perfumaria PAGAVAM-TE e nao ias trabalhar de borla, e era com esse dinheiro que ias pagar as tuas contas.
Esse senhor nao merece que estejas aí. Espero que encontres um sitio onde sejas bem tratada como mereces e que obviamente te paguem!
E esse senhor, epa juntamo-nos ai um grupito e fazemos-lhe uma espera que ele vai ver..a partir daí é que ele vai ter de fazer fotossintese!
Beijinhos amiga!

Sofia said...

LOLOLOL só tu para me fazeres rir do que ontem me pos de rastos.
Acho que vou aceitar a ideia da espera, um grupito não mais de 4 pessoas, comandado pela rainha do punho fechado (que acho que sabes quem é, aquela que resolve tudo à porrada!?), fazemos-lhe uma espera mm à saída do lab, para ele ir diereitinho parar às urgências do hospital que fica em frente. Essa é que era uma boa ideia.
Já me ri um bocado, mas aman hã é que vai ser decidido. A saga continua, mas de amanhã n passa, já n preciso deles para nada, já n tenho que fazer cara bonita quando estou por dentro a espumar de raiva, por isso n há que ter medo de dizer o que toda a gente quer dizer mas n abre a boca.
Obrigada pelo apoio Darkkie

Jinhossss

Dark_Angel said...

Rainha do punho fechado!!!
Epa, eu cheguei la, mas pensei....sera que ela tá mm a falar de kem eu tou a pensar...
Da fama já nao me livro...agora o proveito, enfim!!!!!

X-Filer said...

Epá, em parte sei o que tás a passar. Acabei agora o curso de Eng. Agronómica e emprego ainda nada. É uma treta estar desempregado, sem se poder gastar dinheiro porque ele não há, etc. Embora esta vida do dolce fare niente seja boa a princípio, depois parece que os nossos pais já só nos mantêm por caridade. E isso atrofia! Mas olha, quanto à perfumaria, se eles pagarem... é melhor que o desemprego! Se não arranjar nada no meu ramo, descansa que não é por orgulho que não vou para um sítio desses...

Catia said...

Bem não sabia que ele tinha dito isso da perfumaria!! É mesmo parvo!! Quer dizer tem a lata de estar a "oferecer" um emprego chato, rotineiro de borla e depois ainda se acha no direito de criticar por não aceitares trabalhar de graça!? Vejam só, provavelmente ele quando acabou o curso dele, com uma média medíocre já tinha um tachinho em qualquer lado e os outros que trabalhem que é bom. De facto há um crise de empregos em Portugal que não há meio de acabar e se calhar de futuro uma pessoa poderia considerar arranjar um emprego que não tem nada a ver em part time e ir fazendo alguma coisa no lab para não perder a prática, mas primeiro tenta-se. Também há muitas empresas novas que uma pessoa nem tem conhecimento mas que estão a abrir em Portugal e vão-se criando novas oportunidades.

Boa sorte para todos.

Migas-o-Sapo said...

Trabalho à borla?! Isso é escravatura! Mostra-lhe o manguito!