Saturday, October 21, 2006

Ida à Padaria....

Estava eu a chegar a casa depois de um dia cansativo de trabalho no laboratório, deviam ser umas 19h30min, carregada com a mala do computador, do rato, do carregador, do estojo, dos artigos, do caderno....bem....a mala do tudo. Quando decidi ir, com a mala hiper mega pesada na mão, comprar pão à padaria mais próxima da minha casa, que dá p ir a pé.
Aquela é o tipo de padaria que tem todo o tipo de pão exposto por tamanho e formato, parece que se está a entrar numa loja de roupa. Entra-se e vêm-se prateleiras cheias de diferentes pães de cima a baixo. Dirigi-me à "senhora do pão", com a minha mala carregada e, equanto esperava pela minha vez, decidi ir escolhendo o pão. Fui passando os olhos pela enorme prateleira carregada de pão.
Quando chegou a minha vez eu disse para a senhora "quero 5 daqueles" e conforme disse "daqueles" apontei para uma das cestas. A senhora olhou para mim e perguntou "daqueles de quais?". E eu a achar que tinha orientado perfeitamente o meu dedo para a cesta eleita, voltei a dizer debruçando-me sobre o balcão "daqueles!!". E a senhora, volta a olhar para mim e pergunta-me"biju?" e eu achei que esse era o nome do pão escolhido e disse que sim. A senhora lá me deu o saco com o pão.
Nesse dia percebi que para aquelas "senhoras do pão" era uma ofensa não saber o nome de cada um dos pães vendidos naquela padaria.
No dia seguinte, voltei à mesma padaria e enquanto não chegava a minha vez fui escolhendo o pão e reparei que todas as cestas tinham o nome do pão que suportavam, então tive o cuidado de ler o nome para conseguir fazer o pedido perfeito. Só que as "senhoras do pão" esquecem-se que os clientes estão mais longe da prateleira do que elas e para uma pessoa que tem dificuldade em ver ao longe... a coisa piora. Então o que é que eu fiz?? Fixei a etiqueta do pão e conforme me chegeui ao balcão consegui ler o que lá dizia e então pedi "são 5 vienas se faz favor", ao que ela me responde "não há". E eu já a burbulhar por dentro disse "5 daqueles" e apontei. E ela diz-me muito zangada "vieninhas?" e eu disse "sim". E pronto, fiquei a saber que aquele tipo de pão ela chamava carinhosamente de vieninhas.
No terceiro dia, dirigi-me novamente à padaria e sem medos e com muita confiança pedi ""são 5 vieninhas se faz favor". E a senhora que era outra diferente da do dia anterior corrige-me dizendo "vienas".
Moral da história: cada "senhora do pão" tem um relacionamente especial com certos e determinados tipos de pão. Pelo que percebi que para a senhora do pão número 1, os queridos pãezinhos eram as vienas, mas ela gostava de lhes tratar por vieninhas.

6 comments:

Sofia said...

Se fosse essa n teria dentinhos para poder comer o pãozinho lol

Anonymous said...

Apoiado Sofia!! Se fosse comigo, nunca mais comias Pãozinho...Uma ofensa dessas... pobre "senhora do pão", já não se pode ter uma relação amigável com as vienas e passar a chamá-las de vieninhas...
Pois é... é dificil agradar a gregos e a troianos... podemos sempre tentar ir descobrindo qual o sentimento da "senhora do pão" que nos está a atendar (se elas forem mais de 5 tás lixada) ou então sugeitarmo-nos a olhares de "voce é mesmo ignorante"....as pessoas que atendem o publico eskecem-se k kem não está por dentro do assunto, vai-se lá lembrar do nome de cada pão ou papo-seco ou carcaça ou o raio que compre? è pão e prontos!!

Se fosse comigo continuaria com "aquele" e elas acabariam por se resignar, ou então kd eu perguntasse por vienas e afinal seriam vieninhas, mandava-a aprender ler português para saber ler a etiqueta... Afinal o cliente tem semp+re razão...

saudações bqs

Dark_Angel said...

Ah pois! metem as letrinhas pequeninas e depois querem o que? Essas senhoras devem é ter feito um mestrado em "Fundamentos de padaria" e aposto que devem andar a tentar um doutoramento em "Nomenclatura do pão"!!! Tenho para mim que nao vão conseguir! e claro como a Ana diz, o cliente tem sempre razao! ah pois...

Sofia said...

Eu sou da opinião de que o cliente nem sempre tem razão, no entanto já me deparei com muitas abéculas em estabelecimentos de venda a público. E há certos estabelecimentos que n frequento por n ter sido bem tratada. De certeza q com vocês tb já aconteceu.
N percebo como é tão difícil, para certas pessoas, ser-se simpático ou no mínimo educado. Mas anfim....

Anonymous said...

É verdade que o cliente nem sempre tem razão, há uns dias atrás fui as compras ao Pingo Doce e na caixa encontro uma dondoca (tiazona mesmo!! O que não falta aki é disso..) a reclamar que a rapariga da caixa tava a ser muito lenta a ensacar as compras enquanto ela se mantinha de braços cruzados e com uma fila enorme de gente para pagar. As abéculas nem sempre se encontram atrás do balcão, há por ai muito boa gente que também podia ser mais simpática com os empregados....

jokas

Sofia said...

É verdade, tb já presenciei uma situação semelhante a essa, só muda o hipermercado lolol
Eu pessoalmente n me importo nada de por as compras nos sacos. Mas pronto, há ranhosos p tudo...
Jinhos